terça-feira, 13 de novembro de 2007

Videogame promete ajudar na redução de peso

O Nintendo Wii lançado em novembro de 2006 pode se tornar um importante aliado na redução da obesidade infantil
Gustavo Assumpção

No último ano, a gigante japonesa do entretenimento eletrônico Nintendo colocou no mercado mundial mais um objeto de desejo das crianças japonesas e americanas: o Nintendo Wii, videogame que surpreendentemente já vendeu 13 milhões de unidades em menos de um ano e deve superar a barreira dos 20 milhões até março de 2008.

O videogame tem como principal novidade seu joystick em forma de controle remoto que reconhece os movimentos do usuário. Em jogos de esporte, como tênis, golf ou boliche, por exemplo, o jogador deve movimentar o controle como se estivesse manipulando uma raquete, um taco ou fazendo um lançamento.

O estudante Ricardo Souza de 17 anos joga o Wii duas horas por dia. Ele diz que sente como se tivesse feito horas de academia, “Depois de meia hora você já está todo suado e com os braços doendo. O ombro então às vezes fica todo dolorido”. Para a professora de Educação Física Débora Alencar isso pode ser sinal de alguma lesão. “Como o Wii é um exercício físico como outro qualquer, o interessante é que se faça um aquecimento antes e um alongamento depois. Sempre para evitar lesões. Se a dor estiver intensa deve-se suspender a atividade imediatamente”, completa.

Segundo ela é necessário ter atenção com a freqüência cardíaca. Se ela estiver muito alta ou acima do máximo aceitável, deve-se procurar um médico e fazer um acompanhamento. “Os riscos são os mesmos de uma atividade física comum. Deve-se tomar as mesmas precauções” acrescenta.

No próximo ano, além do sensor de movimentos presente no controle, o videogame ganhará uma novidade. É o WiiFit, uma balança que medirá peso, índice de gordura corporal e queima de calorias. Será possível fazer spinning, abdominais, dança, sempre acompanhando o gasto energético do exercício.

Segundo pesquisas recentes, jogar um game de esporte no Wii por uma hora resulta num gasto de aproximadamente 500 calorias, mesma perda que uma hora de natação. Para Débora, o Wii é uma alternativa muito mais saudável que os videogames comuns. “Enquanto os videogames antigos contribuem para o sedentarismo, o Wii é uma novidade que pode ajudar de maneira decisiva no controle da obesidade infantil, um dos grandes problemas do mundo moderno”, conclui.

Nenhum comentário: